O Núcleo de Humanidades (NH) do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) convida a comunidade acadêmica de todos os campi e demais interessados de outras IES, para a chamada do E-book “Ciências, Artes e Humanidades”. O objetivo desta obra consiste em divulgar as pesquisas elaboradas pelas diferentes áreas do conhecimento, com ênfase na formação científica.
O E-book é fruto e continuidade de duas importantes publicações do Núcleo de Humanidades: a revista “Ciências Humanas em Revista”, que recebia semestralmente trabalhos inéditos de pesquisadores nacionais e internacionais, bem como a “Coleção Humanidades”, que reunia volumes temáticos sobre assuntos específicos das ciências humanas e sociais.
A singularidade das Ciências Humanas sempre se constituiu pelo desafio em compreender o fenômeno humano, afinal, o que é humano só se revela pelas experiências do mundo da vida, horizonte no qual existimos, organizamos as nossas ações e projetamos nossos ideais.
Eis o que justifica a importância da construção social de um saber sobre a condição humana, cuja complexidade renova um diálogo com a tradição, problematiza os efeitos históricos-sociais da convivência humana e atualiza a pergunta pelo sentido da vida. Portanto, cabe às humanidades não apenas o empenho em conhecer o humano mas o desafio de pensar a sua natureza, no processo do seu reconhecimento.
Nesse sentindo, o Núcleo de Humanidades do Centro de Ciências Humanas – CCH/UFMA, abre chamada para publicação do referido E-book com a temática “Ciências, Artes e Humanidades”, que apresenta como propósito a publicação de textos relativos a iniciação cientifica, TCC de graduação, teses de doutorados e outros tipos de pesquisas e formas de expressão. Dessa vez, trazendo a novidade dos eixos 11 e 12. Eixo 11 – Produção artística/cultural: (Artes Visuais; Contos; Crônicas; Peças Musicais; Peças teatrais; Poemas; Poesia; Outras produções artísticas/culturais), e, Eixo 12 – Resenhas e Traduções de textos clássicos e modernos de reconhecida relevância acadêmica, não só no âmbito das ciências humanas e sociais e sua interdisciplinaridade, mas também, no profícuo diálogo com outras áreas do conhecimento!
Período de envio dos trabalhos: 14 de abril a 14 de agosto de 2024 30 de agosto de 2024
Cada autor poderá submeter até (5) cinco trabalhos, e coautor até 6 (seis). Estudantes de graduação, especialização e mestrado, graduados e especialistas é obrigatório ter um orientador com, pelo menos, o título de mestre para submeter o trabalho completo. Já os autores que possuem o título de mestre e doutor não são necessários a participação de orientador.
Todos os trabalhos aprovados para a publicação aparecerão no E-book “Ciências, Artes e Humanidades”, do Núcleo de Humanidades, que terá selo da EDUFMA e ISBN.
Regras para submissão:
1. Os trabalhos completos deverão ser enquadrados nas orientações abaixo e encaminhados do seguinte modo:
– Adequação às áreas dos doze eixos temáticos do XVII Encontro Humanístico:
Eixo 1 – Epistemologias das Ciências Humanas e Sociais
Eixo 2 – Artes, Cultura e Memória
Eixo 3 – Política, Instituições e Poder
Eixo 4 – Natureza, Povos e Comunidades tradicionais
Eixo 5 – Educação, movimentos sociais e relações étnico-raciais
Eixo 6 – Subjetividades, desigualdade e cuidado com a sociedade
Eixo 7 – Práticas Educativas, Tecnologias e Emancipação
Eixo 8 – Formação Docente e Políticas voltadas para as Licenciaturas
Eixo 9 – Relações de Gênero e Diversidades: análises interseccionais
Eixo 10 – Lingua(gem), literatura como instrumentos de inclusão social
Eixo 11 – Produção artística/cultural: (Artes Visuais; Contos; Crônicas; Peças Musicais; Peças teatrais; Poemas; Poesia; Outras produções artísticas/culturais)
Eixo 12 – Resenhas e Traduções
2. Os trabalhos deverão ser submetidos SOMENTE em formato Word (.doc ou .docx).
3. Primeiras linhas: – Título do artigo em português (centralizado); nome do autor, titulação acadêmica, instituição e eixo (à direita), conforme template disponível para download no botão abaixo.
4. Resumo com 4 (quatro) palavras-chave
5. Introdução Desenvolvimento, Conclusão e as Referências.
6. Formatação do texto: fonte Times New Roman tamanho 12; folha A4 com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm; parágrafo deve iniciar com recuo à esquerda de 1,25 cm; espaçamento entre linhas 1,5; citação em destaque a partir de 4 linhas com recuo de 4 cm à esquerda, espaçamento simples; referências bibliográficas no corpo do texto seguindo o modelo (Autor, ano, página) e referências completas no final do texto (de acordo com as regras da ABNT), conforme template disponível para download no botão abaixo.
Quantidade de páginas: mínimo 10 ; máximo 20 páginas
Para a resenha: de 3 a 5 páginas
7. As figuras e tabelas devem estar inseridas no texto.
IMPORTANTE – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD)
Com o objetivo de adequar as publicações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, que visa proteger os direitos de liberdade e de privacidade, criando normas a serem seguidas por empresas e governos para a coleta e o tratamento de dados pessoais e de dados sensíveis, na elaboração do seu artigo para submissão, lembre-se de identificar embaixo das imagens da obra a fonte da ilustração (de onde foi retirada a imagem, principalmente aquelas que possuem pessoas).
Existem diversos sites que disponibilizam fotos com permissão de uso das imagens e as permissões são descritas no site (se são de domínio público ou com Creative – CC BY – entre outras permissões que o próprio site coloca). Sendo assim, é imprescindível identificar de qual site, autor, ano e se as imagens têm permissão de serem utilizadas.
Observação: Captura de tela do YouTube não é autoria.
O fato de a fotografia estar acessível mediante pesquisa em mecanismo de busca disponibilizado na internet não priva seu autor dos direitos assegurados pela legislação de regência, tampouco autoriza a presunção de que ela esteja em domínio público, haja vista tais circunstâncias não consubstanciarem exceções previstas na lei.
Exemplo:
Fonte: Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi ao relatar um processo sobre uso da imagem disponível na Internet em março de 2020.
Informamos que a não identificação correta das imagens acarretará em suas exclusões do artigo ou o texo analisado não será inserido no trabalho que comporá os anais do evento.
Aguardamos a colaboração de vocês.
Comissão Organizadora do Núcleo de Humanidades