Realizado pelo Núcleo de Humanidades em parceria com o Centro de Ciências Humanas (CCH), o Encontro Humanístico da UFMA tem possibilitado ao longo dos anos a abertura de espaços que ampliem o diálogo e possibilitem a divulgação de trabalhos e pesquisas nas diferentes áreas das Ciências Humanas. Em sua primeira edição, no ano de 1999, o Encontro foi concebido enquanto um evento de porte regional. A partir de 2008, toma projeção nacional, com o alcance de cerca de 1.700 participantes, se consolidando como um dos maiores eventos acadêmicos realizado no Maranhão até então.
O Encontro Humanístico tem mantido o cuidado de preservar a identidade do Centro de Ciências Humanas, tanto do ponto de vista acadêmico quanto cultural. Neste sentido, exposições e apresentações artísticas permeiam diversos espaços e momentos do evento, dando voz a artistas e estudantes locais e valorizando produções culturais maranhenses.
Durante o Encontro, as atividades rotineiras do CCH são interrompidas, possibilitando a participação maciça da comunidade acadêmica deste Centro, que se mobiliza significativamente para participar e receber conferencistas, pesquisadores(as) e estudantes de diversas instituições brasileiras. O CCH se transforma em um amplo espaço onde as Ciências Humanas se encontram – por meio de apresentações de pesquisas e outros trabalhos; conferências; palestras; mesas redondas; minicursos; apresentações e vivências artísticas; dentre outras atividades.
No decorrer de suas 17 edições, o Encontro contou com a participação de renomados pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do Brasil como UERJ, UFF, UFMA, UEMA, UFRRJ, UFPB, UNB, UNICAMP, UFPA, PUC-Minas, UNESP, e FUNAI, bem como de conferencistas internacionais de países como Alemanha, Porto Rico, Portugal e Espanha.
A 17ª edição do Encontro Humanístico da UFMA reuniu, que contou com o importante apoio da FAPEMA, em formato híbrido, participantes de 28 municípios maranhenses e de todos os estados brasileiros. Foram 2.209 inscritos, 767 trabalhos apresentados em comunicações orais, 82 pôsteres, 42 minicursos e 77 mesas-redondas. Foi uma edição marcante, não só pelos números, mas também pela retomada desse tradicional encontro organizado pelo Núcleo de Humanidades.
As temáticas propostas nos Encontros sempre buscaram favorecer o diálogo entre as diferentes áreas do campo das Ciências Humanas, fato que tem contribuído para o aumento do interesse tanto dos membros da instituição promotora (UFMA), quanto daqueles provenientes de outras instituições do Maranhão e do Brasil. Temas como “Identidades”; “Linguagens”; “Diversidade”; “Patrimônio, Memória e Contemporaneidade”; “Multiculturalismo”; “Novas Perspectivas Em Ciências Humanas”; e “Ciências Humanas Em Movimento”, se estabeleceram como eixos norteadores de Encontros passados. Neste ano de 2023, o tema escolhido para guiar a proposta e estruturação do XVII Encontro Humanístico é: “Ciências, Humanidades e Reconstrução Democrática”.
O Encontro Humanístico pretende vincular-se como um importante evento acadêmico da Universidade Federal do Maranhão-UFMA e demonstrar sua expressividade na realidade brasileira e internacionalmente. A contribuição do evento para difusão e transferência do conhecimento será feita por meio de publicação e divulgação dos resultados em artigos científicos nos Anais do evento conforme solicitado em edital.
Com isso, a sua contribuição para divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação no estado pôde ser verificada na mudança de sua abrangência para um evento internacional e no quantitativo crescente de inscritos e trabalhos apresentados ao longo dos anos. Além disso, conforme foi ressaltado acima, a última edição do evento ultrapassou duas mil inscrições e mais de setecentos trabalhos foram apresentados. Sem deixar de mencionar no E-BOOK decorrente do evento que possui mais de cinco mil e quinhentas páginas de registro de pesquisa apresentadas e discutidas durante o evento, vindo a popularizar a ciência e a tecnologia desenvolvidas no estado do Maranhão.