São 42 minicursos disponíveis para o XVII Encontro Humanístico, que ocorrerá de 19 a 23 de junho, no Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão. Os minicursos, com inscrições gratuitas, possuem carga-horária de 4 horas (um dia de atividade) e de 8 horas (dois dias de atividades).
Se os horários não coincidirem, você poderá se inscrever em mais de um minicurso. São 40 vagas por minicurso.
Após clicar no botão localizado no fim desta página, aparecerão os lotes de inscrição e logo abaixo os minicurso, role a barra de rolagem para baixo e você os verá. Se você ainda não está inscrito, é possível, no ato da inscrição selecionar logo o minicurso, mas, se você já se inscreveu, desça a barra de rolagem e vá diretamente para a seção “Inscrição apenas nas atividades/workshops” e faça sua inscrição, gratuitamente, no minicurso desejado.
Lista dos Minicursos disponíveis (por ordem alfabética)
- A CLÍNICA PSSICANALÍTICA E SEU MODO DE TRATAR O PSÍQUICO
- A EPISTEMOLOGIA HUSSERLIANA E A PSICOLOGIA
- A TROVA E SEU RESGATE NO MARANHÃO
- APLICAÇÃO DO “MAPEAMENTO DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL (M3O)” AOS MOVIMENTOS E ÀS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
- AS INTERFACES ENTRE SOCIOLOGIA E ECONOMIA: A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA ECONÔMICA E SUAS DIFERENTES ABORDAGENS
- AUTORIDADE E DISCURSO PEDAGÓGICO CONTEMPORÂNEO: APONTAMENTOS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BRASILEIRA
- CARTOGRAFIA SOCIAL E MAPEAMENTO PARTICIPATIVO
- CONSUMO INCONSCIENTE: OS DESEJOS E INVESTIMENTOS COMO PROCESSOS CONSTITUTIVOS DO CONSUMO
- CURRÍCULO LATTES EM EVIDÊNCIA: ESTRATÉGIAS DE CADASTRO E PREENCHIMENTO
- DESCENTRAMENTO COGNITIVO COMO POSSIBILIDADE EPISTEMOLÓGICA PARA O COLONIALISMO JURÍDICO BRASILEIRO
- DESINFORMAÇÃO NAS MÍDIAS: UM PROBLEMA A SE ENFRENTAR
- EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: RITMOS DA HISTÓRIA ANTIGA ÍNDIGENA DO MARANHÃO NO IEMA PLENO DE PINDARÉ MIRIM
- EDUCAÇÃO POPULAR E MÍSTICAS POPULARES PARA PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E FORTALECER ESTRATÉGIAS DE MOVIMENTOS SOCIAIS
- ENSINAR E/APRENDER COM POVOS INDÍGENAS: ABORDAGENS SOBRE PRÁTICAS DECOLONIAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
- ENSINAR HISTÓRIA E HISTÓRIA DAS AMÉRICAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
- ESCRITA DE PROJETOS DE MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL – CAMINHOS DA PESQUISA
- ESCRITA QUE LIBERTA: UMA ABORDAGEM PARA A RESSOCIALIZAÇÃO
- GAMIFICAÇÃO DA SOCIOLOGIA: TRANSFORMANDO A SOCIOLOGIA EM JOGOS DIDÁTICOS
- GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E PERFORMATIVIDADES: AS CONSTRUÇOES COTIDIANAS DO CORPO POLÍTICO
- GÊNERO, RAÇA E CULTURA POPULAR EXPERÊNCIAS E ARTICULAÇÕES COMUNITÁRIAS
- GOLPES DE ESTADO NA AMÉRICA DO SUL CONTEMPORÂNEA: AS NOVAS ESTRATÉGIAS IMPERIALISTAS
- HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE ÁFRICA(S): ENTRE TRAÇOS E CORES
- INFÂNCIA, INSTITUIÇÕES E PODER POLÍTICO: A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DESVALIDAS NO MARANHÃO
- INTRODUÇÃO À NOVA HISTÓRIA NARRATIVA NA CONSTRUÇÃO DE ARTIGOS E TCCS
- INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA JUNGUIANA: E ÀS MITOLOGIAS AMAZÔNIDAS
- METODOLOGIA ATIVAS E A PRÁTICA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE EXPERIÊNCIAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE
- MULHERISMO AFRIKANA: A NECESSIDADE DE IMPOR SENTIDO AFRICANO AOS DISCURSOS OCIDENTAIS SOBRE GÊNERO
- NIETZSCHE PARA PENSAR UMA ÉTICA NA ERA DIGITAL
- O DISAL E A EXPANSÃO CAPITALISTA NA ÁREA RURAL DE SÃO LUÍS: O CAPITALISMO NA “PERIFERIA DA PERIFERIA”
- O ENFRENTAMENTO ÀS OPRESSÕES ARTICULADO A LUTA ANTICAPITALISTA COMO NECESSIDADE HISTÓRICA PARA EMANCIPAÇÃO HUMANA
- OFICINA DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA – A PARTIR DOS POVOS E PARA OS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS
- PLATAFORMIZAÇÃO DO BEM-ESTAR E AS PROMESSAS DE SUCESSO EM PERFIS DE VENDAS DE CURSOS NO INSTAGRAM
- POETIZANDO – UM SABER SINGELO QUE FORJA O SER NA AURORA DO MÍNIMO
- PROJETO EDUCATIVO DO MOVIMENTO ESCOTEIRO COMO PRÁTICA ALTERNATIVA EXTRA ESCOLAR
- PSICOLOGIA DO ETNOESPORTE: A DIVERSIDADE ÉTNICA-CULTURAL NAS PRÁTICAS CORPORAIS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS NA AMAZÔNIA
- REFLEXÕES SOBRE AS NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS: O NARRADOR EM FOCO
- RODA DE BORDAR: A ARTE NA PESQUISA E FORMAÇÃO
- TÓPICOS DE PESQUISA EM ESTUDOS URBANOS: PENSANDO O CRESCIMENTO E AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS EM SÃO LUÍS/MA.
- TOPONÍMIA EDUCACIONAL: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO BÁSICA
- TRABALHO ARTÍSTICO NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
- UMA INTRODUÇÃO À HERMENÊUTICA DO SUJEITO, DE MICHEL FOUCAULT
- VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM RITA SEGATO