São 42 minicursos disponíveis para o XVII Encontro Humanístico, que ocorrerá de 19 a 23 de junho, no Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão. Os minicursos, com inscrições gratuitas, possuem carga-horária de 4 horas (um dia de atividade) e de 8 horas (dois dias de atividades).

Se os horários não coincidirem, você poderá se inscrever em mais de um minicurso. São 40 vagas por minicurso.

Após clicar no botão localizado no fim desta página, aparecerão os lotes de inscrição e logo abaixo os minicurso, role a barra de rolagem para baixo e você os verá. Se você ainda não está inscrito, é possível, no ato da inscrição selecionar logo o minicurso, mas, se você já se inscreveu, desça a barra de rolagem e vá diretamente para a seção “Inscrição apenas nas atividades/workshops” e faça sua inscrição, gratuitamente, no minicurso desejado.

Lista dos Minicursos disponíveis (por ordem alfabética)

  1. A CLÍNICA PSSICANALÍTICA E SEU MODO DE TRATAR O PSÍQUICO
  2. A EPISTEMOLOGIA HUSSERLIANA E A PSICOLOGIA
  3. A TROVA E SEU RESGATE NO MARANHÃO
  4. APLICAÇÃO DO “MAPEAMENTO DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL (M3O)” AOS MOVIMENTOS E ÀS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
  5. AS INTERFACES ENTRE SOCIOLOGIA E ECONOMIA: A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA ECONÔMICA E SUAS DIFERENTES ABORDAGENS
  6. AUTORIDADE E DISCURSO PEDAGÓGICO CONTEMPORÂNEO: APONTAMENTOS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BRASILEIRA
  7. CARTOGRAFIA SOCIAL E MAPEAMENTO PARTICIPATIVO
  8. CONSUMO INCONSCIENTE: OS DESEJOS E INVESTIMENTOS COMO PROCESSOS CONSTITUTIVOS DO CONSUMO
  9. CURRÍCULO LATTES EM EVIDÊNCIA: ESTRATÉGIAS DE CADASTRO E PREENCHIMENTO
  10. DESCENTRAMENTO COGNITIVO COMO POSSIBILIDADE EPISTEMOLÓGICA PARA O COLONIALISMO JURÍDICO BRASILEIRO
  11. DESINFORMAÇÃO NAS MÍDIAS: UM PROBLEMA A SE ENFRENTAR
  12. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: RITMOS DA HISTÓRIA ANTIGA ÍNDIGENA DO MARANHÃO NO IEMA PLENO DE PINDARÉ MIRIM
  13. EDUCAÇÃO POPULAR E MÍSTICAS POPULARES PARA PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E FORTALECER ESTRATÉGIAS DE MOVIMENTOS SOCIAIS
  14. ENSINAR E/APRENDER COM POVOS INDÍGENAS: ABORDAGENS SOBRE PRÁTICAS DECOLONIAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
  15. ENSINAR HISTÓRIA E HISTÓRIA DAS AMÉRICAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
  16. ESCRITA DE PROJETOS DE MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL – CAMINHOS DA PESQUISA
  17. ESCRITA QUE LIBERTA: UMA ABORDAGEM PARA A RESSOCIALIZAÇÃO
  18. GAMIFICAÇÃO DA SOCIOLOGIA: TRANSFORMANDO A SOCIOLOGIA EM JOGOS DIDÁTICOS
  19. GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E PERFORMATIVIDADES: AS CONSTRUÇOES COTIDIANAS DO CORPO POLÍTICO
  20. GÊNERO, RAÇA E CULTURA POPULAR EXPERÊNCIAS E ARTICULAÇÕES COMUNITÁRIAS
  21. GOLPES DE ESTADO NA AMÉRICA DO SUL CONTEMPORÂNEA: AS NOVAS ESTRATÉGIAS IMPERIALISTAS
  22. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE ÁFRICA(S): ENTRE TRAÇOS E CORES
  23. INFÂNCIA, INSTITUIÇÕES E PODER POLÍTICO: A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DESVALIDAS NO MARANHÃO
  24. INTRODUÇÃO À NOVA HISTÓRIA NARRATIVA NA CONSTRUÇÃO DE ARTIGOS E TCCS
  25. INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA JUNGUIANA: E ÀS MITOLOGIAS AMAZÔNIDAS
  26. METODOLOGIA ATIVAS E A PRÁTICA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE EXPERIÊNCIAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE
  27. MULHERISMO AFRIKANA: A NECESSIDADE DE IMPOR SENTIDO AFRICANO AOS DISCURSOS OCIDENTAIS SOBRE GÊNERO
  28. NIETZSCHE PARA PENSAR UMA ÉTICA NA ERA DIGITAL
  29. O DISAL E A EXPANSÃO CAPITALISTA NA ÁREA RURAL DE SÃO LUÍS: O CAPITALISMO NA “PERIFERIA DA PERIFERIA”
  30. O ENFRENTAMENTO ÀS OPRESSÕES ARTICULADO A LUTA ANTICAPITALISTA COMO NECESSIDADE HISTÓRICA PARA EMANCIPAÇÃO HUMANA
  31. OFICINA DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA – A PARTIR DOS POVOS E PARA OS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS
  32. PLATAFORMIZAÇÃO DO BEM-ESTAR E AS PROMESSAS DE SUCESSO EM PERFIS DE VENDAS DE CURSOS NO INSTAGRAM
  33. POETIZANDO – UM SABER SINGELO QUE FORJA O SER NA AURORA DO MÍNIMO
  34. PROJETO EDUCATIVO DO MOVIMENTO ESCOTEIRO COMO PRÁTICA ALTERNATIVA EXTRA ESCOLAR
  35. PSICOLOGIA DO ETNOESPORTE: A DIVERSIDADE ÉTNICA-CULTURAL NAS PRÁTICAS CORPORAIS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS NA AMAZÔNIA
  36. REFLEXÕES SOBRE AS NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS: O NARRADOR EM FOCO
  37. RODA DE BORDAR: A ARTE NA PESQUISA E FORMAÇÃO
  38. TÓPICOS DE PESQUISA EM ESTUDOS URBANOS: PENSANDO O CRESCIMENTO E AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS EM SÃO LUÍS/MA.
  39. TOPONÍMIA EDUCACIONAL: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO BÁSICA
  40. TRABALHO ARTÍSTICO NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
  41. UMA INTRODUÇÃO À HERMENÊUTICA DO SUJEITO, DE MICHEL FOUCAULT
  42. VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM RITA SEGATO