Regras para os Resumos das Comunicações Orais
O resumo tem que ser digitado em português e conter o mínimo de 1.500 caracteres e o máximo de 3.000 caracteres com espaços. Organize o resumo de forma a incluir título, nome, pequena introdução, objetivos, metodologia e conclusão do trabalho, em Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples contendo quatro palavras-chave.
Período de submissão dos resumos: 9/1/2023 até 21/5/2023
Período de submissão dos trabalhos completos para publicação no E-book: 23/6/2023 até 30/7/2023
Observações
- Cada autor poderá enviar até 7 (sete) resumos, se desejar, um para cada eixo temático;
- Para cada trabalho podem participar, em coautoria, até 5 (cinco) autores, sendo que somente um apresentará o trabalho e essa escolha deve ser marcada no formulário;
- Para publicação nas atas do simpósio, todos os autores devem estar inscritos no evento;
- Estudantes de graduação, especialização e mestrado, graduados e especialistas é obrigatório ter um orientador com, pelo menos, o título de mestre para submeter a comunicação oral. Já os autores que possuem o título de mestre e doutor não são necessários a participação de orientador;
- Os participantes que residem em outras cidades, outros estados ou países, poderão apresentar seus trabalhos de forma virtual, por meio de link do Google Meet que será enviado um dia antes da apresentação, exclusivamente para o e-mail dos autores. No ato da submissão, informe sua cidade, estado ou país. Só será permitida a apresentação virtual dos participantes que não residem em São Luís, local sede do XVII Encontro Humanístico.
Eixos Temáticos
Eixo 1 – Epistemologias das Ciências Humanas e Sociais
Eixo 2 – Artes, Cultura e Memória
Eixo 3 – Política, Instituições e Poder
Eixo 4 – Natureza, Povos e Comunidades tradicionais
Eixo 5 – Educação, movimentos sociais e relações étnico-raciais
Eixo 6 – Subjetividades, desigualdade e cuidado com a sociedade
Eixo 7 – Práticas Educativas, Tecnologias e Emancipação
Eixo 8 – Formação Docente e Políticas voltadas para as Licenciaturas
Eixo 9 – Relações de Gênero e Diversidades: análises interseccionais
Eixo 10 – Lingua(gem), literatura como instrumentos de inclusão social
Apresentação de Slides
Regras para Resumos dos Pôsteres
O resumo tem que ser digitado em português e conter o mínimo de 1.500 caracteres e o máximo de 3.000 caracteres com espaços. Organize o resumo de forma a incluir título, nome, uma pequena introdução, objetivos, metodologia e a conclusão do trabalho, em Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples contendo quatro palavras-chave.
Período de submissão dos resumos: 9/1/2023 até 21/5/2023
Observações
- Cada autor poderá enviar até 3 (três) resumos, cada um em um eixo distinto.
- Para cada trabalho podem participar, em coautoria, até 5 (cinco) autores, sendo que somente um apresentará o trabalho e essa escolha deve ser marcada no formulário.
- Para publicação nas atas do simpósio todos os autores devem estar inscritos no evento;
- Estudantes de ensino médio é obrigatório ter um orientador que seja graduado.
- Estudantes de graduação, especialização e mestrado, graduados e especialistas é obrigatório ter um orientador com, pelo menos, o título de mestre para submeter a comunicação oral. Já os autores que possuem o título de mestre e doutor não são necessários a participação de orientador.
- Os participantes que residem em outras cidades, outros estados ou países, poderão apresentar seus pôsteres de forma virtual, por meio de link do Google Meet que será enviado um dia antes da apresentação, exclusivamente para o e-mail dos autores. No ato da submissão, informe sua cidade, estado ou país. Só será permitida a apresentação virtual dos participantes que não residem em São Luís, local sede do XVII Encontro Humanístico.
Eixos Temáticos
Eixo 1 – Epistemologias das Ciências Humanas e Sociais
Eixo 2 – Artes, Cultura e Memória
Eixo 3 – Política, Instituições e Poder
Eixo 4 – Natureza, Povos e Comunidades tradicionais
Eixo 5 – Educação, movimentos sociais e relações étnico-raciais
Eixo 6 – Subjetividades, desigualdade e cuidado com a sociedade
Eixo 7 – Práticas Educativas, Tecnologias e Emancipação
Eixo 8 – Formação Docente e Políticas voltadas para as Licenciaturas
Eixo 9 – Relações de Gênero e Diversidades: análises interseccionais
Eixo 10 – Lingua(gem), literatura como instrumentos de inclusão social
Dimensões do pôster
Largura: 80 cm;
Altura: 120cm.
Itens necessários:
Título: o mesmo do resumo submetido;
Identificação: área do conhecimento; título idêntico ao do resumo aceito; nomes e instituições dos autores; instituição de fomento, se houver; identificação (Trabalho de Iniciação Científica, Trabalho de Professor de Educação Básica ou Técnica, se for o caso);
Recomendações: uso de fonte simples e de tamanho que viabilize a leitura à distância de dois metros; limitação do uso de texto ao mínimo necessário; exploração do uso de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas; organização das informações com destaque para as ideias centrais do trabalho; configuração que torne o pôster o mais interessante possível; permanência do(s) autor(es) durante toda a Sessão de Apresentação, para exposição e esclarecimentos; fitas adesivas na data da apresentação para auxílio na fixação do pôster;
Restrições: vedada a apresentação do por terceiros, seja presencial ou por meio de quaisquer outros recursos; vedado a exposição de trabalhos que não obedeçam às normas estabelecidas; vedado o uso de retroprojetor, computador, microfone, caixas acústicas, ou ;quaisquer outros aparelhos e instrumentos sonoros que possam interferir na comunicação dos autores da sessão.
Submissão de Pôster
Template para Confecção do Pôster
Regras para a Proposta de Minicursos
O resumo tem que ser digitado em português e conter o mínimo de 1.500 caracteres e o máximo de 3.000 caracteres com espaços. Organize o resumo de forma a incluir título, nome, ementa, objetivos e metodologia, em Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples contendo quatro palavras-chave.
Período de submissão dos resumos: 9/1/2023 até 21/5/2023
Observações
- Cada ministrante poderá enviar até 1 (um) resumo por eixo temático;
- Para cada minicurso podem participar 1 (um) proponente e até 2 (dois) participantes;
- O envio de proposta para o minicurso não inviabiliza enviar proposta para a mesa-redonda;
- Para homologação da proposta no Encontro Humanístico, todos os participantes devem estar inscritos no evento;
- É necessário que o proponente do minicurso possua, pelo menos, o título de mestre;
- Os minicursos terão duração mínima de 1 (um) dia e máximo de 3 (três) dias.
- Para os proponentes de minicurso que residem em outras cidades, outros estados ou países, é possível apresentar a atividade de forma virtual, por meio de link do Google Meet, que será enviado um dia antes do evento.
Eixos Temáticos
Eixo 1 – Epistemologias das Ciências Humanas e Sociais
Eixo 2 – Artes, Cultura e Memória
Eixo 3 – Política, Instituições e Poder
Eixo 4 – Natureza, Povos e Comunidades tradicionais
Eixo 5 – Educação, movimentos sociais e relações étnico-raciais
Eixo 6 – Subjetividades, desigualdade e cuidado com a sociedade
Eixo 7 – Práticas Educativas, Tecnologias e Emancipação
Eixo 8 – Formação Docente e Políticas voltadas para as Licenciaturas
Eixo 9 – Relações de Gênero e Diversidades: análises interseccionais
Eixo 10 – Lingua(gem), literatura como instrumentos de inclusão social
Apresentação de Slides
Regras para a Proposta de Mesas-Redondas
O resumo tem que ser digitado em português e conter o mínimo de 1.500 caracteres e o máximo de 3.000 caracteres com espaços. Organize o resumo de forma a incluir título, nome, ementa e objetivos, em Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples contendo quatro palavras-chave.
Período de submissão dos resumos: 9/1/2023 até 21/5/2023
Observações
- Cada proponente poderá enviar até 1 (um) resumo por eixo temático;
- Para cada mesa-redonda podem participar 1 (um) proponente e até 3 (três) participantes;
- Para homologação da proposta no Encontro Humanístico, todos os participantes da mesa devem estar inscritos no evento;
- É necessário que o proponente da mesa-redonda possua, pelo menos, o título de mestre.
- Para os proponentes de mesa-redonda que residem em outras cidades, outros estados ou países, é possível apresentar a atividade de forma virtual, por meio de link do Google Meet, que será enviado um dia antes do evento.
Eixos Temáticos
Eixo 1 – Epistemologias das Ciências Humanas e Sociais
Eixo 2 – Artes, Cultura e Memória
Eixo 3 – Política, Instituições e Poder
Eixo 4 – Natureza, Povos e Comunidades tradicionais
Eixo 5: Educação, movimentos sociais e relações étnico-raciais
Eixo 6 – Subjetividades, desigualdade e cuidado com a sociedade
Eixo 7 – Práticas Educativas, Tecnologias e Emancipação
Eixo 8 – Formação Docente e Políticas voltadas para as Licenciaturas
Eixo 9 – Relações de Gênero e Diversidades: análises interseccionais
Eixo 10 – Lingua(gem), literatura como instrumentos de inclusão social
Apresentação de Slides
Regras para Submissão de Trabalhos Completos
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS (TRABALHOS COMPLETOS APRESENTADOS) NOS ANAIS DO ENCONTRO HUMANÍSTICO
Convidamos os participantes do XVII ENCONTRO HUMANÍSTICO (individualmente ou em coautoria com demais autores, orientadores e professores) que apresentaram conferências, mesas-redondas e comunicações nesta edição do Encontro Humanístico, a enviarem seu texto no período de 23 de junho a 30 de julho de 2023, para que sejam publicados no E-book do evento.
Cada autor poderá submeter até (4) quatro artigos apresentados. Estudantes de graduação, especialização e mestrado, graduados e especialistas é obrigatório ter um orientador com, pelo menos, o título de mestre para submeter o trabalho completo. Já os autores que possuem o título de mestre e doutor não são necessários a participação de orientador.
Todos os trabalhos aprovados para a publicação aparecerão no E-book do XVII Encontro Humanístico, que terá selo da EDUFMA e ISBN.
Regras para submissão:
1. Os trabalhos completos deverão ser enquadrados nas orientações abaixo e encaminhados do seguinte modo:
– Adequação às áreas dos sete eixos temáticos do XVII Encontro Humanístico:
a) Eixo 1 – Epistemologias das Ciências Humanas e Sociais
b) Eixo 2 – Artes, Cultura e Memória
c) Eixo 3 – Política, Instituições e Poder
d) Eixo 4 – Natureza, Povos e Comunidades tradicionais
e) Eixo 5 – Educação, movimentos sociais e relações étnico-raciais
f) Eixo 6 – Subjetividades, desigualdade e cuidado com a sociedade
g) Eixo 7 – Práticas Educativas, Tecnologias e Emancipação
h) Eixo 8 – Formação Docente e Políticas voltadas para as Licenciaturas
i) Eixo 9 – Relações de Gênero e Diversidades: análises interseccionais
j) Eixo 10 – Lingua(gem), literatura como instrumentos de inclusão social
3. Primeiras linhas: – Título do artigo em português (centralizado); nome do autor, titulação acadêmica, instituição e eixo (à direita), conforme template disponível para download no botão abaixo.
4. Resumo com 4 (quatro) palavras-chave
5. Introdução Desenvolvimento, Conclusão e as Referências.
6. Formatação do texto: fonte Times New Roman tamanho 12; folha A4 com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm; parágrafo deve iniciar com recuo à esquerda de 1,25 cm; espaçamento entre linhas 1,5; citação em destaque a partir de 4 linhas com recuo de 4 cm à esquerda, espaçamento simples; referências bibliográficas no corpo do texto seguindo o modelo (Autor, ano, página) e referências completas no final do texto (de acordo com as regras da ABNT), conforme template disponível para download no botão abaixo.
Quantidade de páginas: mínimo 10 ; máximo 20 páginas
7. As figuras e tabelas devem estar inseridas no texto;
8. Declaração de responsabilidade autoral: Todos os autores declaram, sob compromisso de honra, a legítima autoria dos textos apresentados, sujeitando-os a mecanismos de detecção de plágio o que, quando detectado, implica a imediata rejeição dos trabalhos.
Aguardamos a colaboração de vocês.
Comissão Organizadora do XVII Encontro Humanístico
Submissão de Trabalhos Completos
Artes do Evento para Download
Visando uma padronização das artes do evento, sem que haja distorção do material, ou seja, que seja esticado a ponto de perder sua estética e harmonia visual, e, tendo em vista que muitos participantes não fazem uso do Power Point para suas apresentações, e sim do Canva, Prezi, entre outras plataformas disponíveis, a Comissão Organizadora do evento disponibiliza, as artes originais que podem ser utilizadas para a formatação dos slides que serão utilizados pelo participante no dia a apresentação.